A música costuma ser um dos pontos altos da festa e erros podem comprometer seu sucesso. Por isso a escolha deve ser feita com muito critério. Confiram algumas dicas certeiras e não deixem de cumpri-las antes de assinar o contrato.
1. COMECE A PESQUISAR COM ANTECEDÊNCIA
Com tantos pormenores a serem considerados, o tempo será um grande aliado. Assim que o planejamento financeiro do evento estiver pronto, vale a pena começar a avaliar opções. Até porque, bons profissionais costumam ter agenda cheia, sendo necessário fazer contato com alguma antecedência para garantir que a sua data esteja livre.
2. APOSTE EM UMA BANDA ECLÉTICA QUE CUSTOMIZE O REPERTÓRIO
O ideal é investir em um repertório abrangente e mesclar diferentes estilos musicais. É importante ter a consciência do que vocês esperam da sua festa e contratar uma banda eclética, que tenha total conhecimento dos estilos musicais desejados. Se vocês conhecem a fundo as preferências dos seus convidados, ótimo. Caso estejam em dúvida, vale a pena perguntar.
3. CERTIFIQUE-SE DA CREDIBILIDADE DOS PROFISSIONAIS
Evitem se aventurar com bandas que não são conhecidas e reconhecidas no mercado, busquem referências com seus fornecedores e pesquisem em órgãos como a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta). Vocês também podem visitar o escritório da empresa, assistir apresentações ao vivo, e conferir as informações disponíveis no site e nas redes sociais. E o mais importante: assegurem-se de que tudo esteja especificado no contrato. É uma segurança para as duas partes!
4. CUIDADO COM VALORES BAIXOS DEMAIS!
O barato pode sair caro! Esse tipo de serviço requer a utilização de equipamentos de ultima geração e excelentes profissionais para executar o trabalho, portanto valores baixos demais podem – e devem – ser considerados um sinal em relação à entrega do serviço.
5. PARTICIPE DA ESCOLHA DO REPERTÓRIO
Já escolheram a banda dos seus sonhos? Então é hora de conversar com os músicos – ou com o produtor responsável – para alinhar o que será tocado. Eles costumam ter um repertório padrão e muitos anos de experiência para te ajudar, mas o ideal é adaptá-lo ao perfil e temática do seu evento. Por isso, digam o que gostam de ouvir, expliquem o estilo dos seus convidados e avaliem as sugestões que forem surgindo. Um mês de antecedência é um bom tempo para a escolha do set list.